segunda-feira, novembro 13, 2006

Na Faina


Na Faina

040º 54,0 N / 008º 53,1 W
Eu sei que um verdadeiro pescador nunca revela onde faz as suas capturas, mas eu não sou um verdadeiro pescador.
Ontem foi ali que se pescaram 2 cabazes de pargos, choupas, cavalas, besugos, carapaus e outras espécies.
Os carapaus, faz parte das regras, são para o armador, e são, a meu gosto, os melhores peixes que saem na Pedra da Galega. Ao jantar já se grelharam alguns, juntamente com as cavalas escaladas. Deliciosas.

A entrar na Barra de Aveiro fomos interpelados pela fragata Vasco da Gama, era já noite.

--Aqui Fragata Vasco da Gama chama embarcação a norte da Barra de Aveiro.
(ops, é comigo…)
--Aqui Embarcação de Recreio Veronique a responder.
(oui, c’est moi)
--Aqui Fragata Vasco da Gama, Mestre mude para o canal 8.
(devia ter dito divino, divino mestre, mas contive-me. Em alternativa pus a tripulação em sentido e …1, 2, 1…Heróis do Mar, Nobre Povo Nação Valente e Imortal…..)
--Aqui Fragata Vasco da Gama, Mestre vai a navegar à vela?
(claro, o Veronique navega sempre à vela, desde que haja vento, claro, e era esse o caso)
--Aqui ER Veronique, matricula 6141AV1 a navegar à vela, rumo verdadeiro 164, meia milha a norte do molhe norte da barra de Aveiro e velocidade de 6,5 nós.
--Aqui Fragata Vasco da Gama, estamos em manobras e precisamos de espaço para os helicópteros, queira guinar a bombordo.
(o gajo é tolo, se eu guino a bombordo malho contra o paredão norte ou vou dar à praia de São Jacinto !!)
--ER Veronique a responder, se guinar a bombordo vou contra o molhe Norte da Barra de Aveiro ou dou à Praia de São Jacinto. Como estou a meia milha do molhe Norte, darei um resguardo mínimo ao paredão e entro muito longe da Fragata.
(a Fragata estava fundeada a mais de 3 milhas do molhe norte, para oeste)
--Aqui fragata Vasco da Gama, passe então por nosso estibordo, entre na Barra junto ao Molhe e tenha atenção aos helicópteros. Fim de comunicação.

(por onde havia eu de passar?! A Fragata estava virada a Norte, se passasse por bombordo da Vasco da Gama tinha de ir 3 milhas para fora e navegar outras 3 para regressar à barra!)
--Aqui ER Veronique, teremos então cuidado e recolheremos as velas já dentro da Ria. Fim de comunicação, Passo à escuta em 9 e 16.
--Tripulação da ER Veronique, à Vontade, comandei eu.
Fim de prosa.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Passei pela Vasco da Gama, seguiram-me umas 4 milhas, mas não me ligaram nenhuma. Viram logo que não transportava droga...
CELTA MORGAMA

9:21 da manhã  
Blogger Julio Quirino said...

É pá, isso até pareçe o relato dum Encontro Imediato de Terceiro Grau... Eu acho que me borrava todo! Nã...estava a brincar!

12:34 da manhã  
Blogger tmgamito said...

e afinal passaram por onde?
foi a bordo que aprendi a cozinhar cavalas! quando andávamos ao corrico e à vela era mesmo o único peixe que mordia a amostra (e as gaivotas! o que era um poblema)

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home