segunda-feira, outubro 09, 2006

A Grande Maré - a estória













(foto Casvic)
Depois do almoço de sábado, a aproveitar a maior maré dos últimos 20 anos, a flotilha largou toda de Aveiro com rumo à Torreira.
Toda? Não, O Bruminha já lá tinha chegado de véspera, para abrir e explorar caminho.
Saímos O Veronique, claro, o Tibariaf na sua primeira incursão fluvial à Torreira, o Valhalha o mais batido de todos nós nesta rota, o Casvic um pouco mais cedo até São jacinto, onde esperou por nós, e da Costa Nova saiu o Wooloomooloo do nosso grande amigo Toni. (Toni?, sim Toni, que nos fez passar a maior das vergonhas, que contarei mais adiante).

Faltou o nosso Amigo Licas e o seu Zurk, a termas no Gerês, onde ingeria meio copinho de agua por dia, para não ser muito violento.

E lá chegamos à Torreira, ao fim da tarde de sábado, com uma navegação despreocupada, com algum Sol e sem vento.

No trapiche o Machadinho, já com a cabra bem presa a um cunho especial que aplicou no seu Bruma, ajudava às amarrações.
No Valhalha o Ricardo, ainda primo do Alberto João, brindava-nos com a sua famosa poncha, feita com o indispensável caralhinho do Funchal, que estava tipo’gasolina de avião’.

E veio o jantar, com uma espantosa dobradinha à madeirense, um delicioso arrozinho de ameijoas e bacalhau, preparado com esmero e carinho pelo Comandante Machadinho, liberto da sua cabra que estava amarrada ao tal cunho especial, queijos e vinhos vários, e uma caminhada até ao Mar, provar os finos especiais do Alberto.

O domingo trouxe um bacalhau à Berna, razoável, e uma navegação, quando a maré o permitiu, até Aveiro, com muitas fotografias, espalhadas por esses blogs fora.



Para a posteridade ficam os consumos deste cruzeiro: 16 garrafas de tinto, duas garrafinhas de branco para as senhoras, 2 grades de cerveja, 1 garrafa de rum, meia garrafa de aguardente Wooloomooloo, meia garrafinha de agua das pedras, 5 garrafas de champanhe, 5 quilos de dobradinha à madeirense, 1,5 litros de poncha, 3 queijos do Rabaçal e um castelhano cuja marca nem quero recordar, 2 melões sul africanos, 2 quilos de bacalhau à Berna, 3 quilos de arroz de ameijoas, 23 casqueiros, 1 bolo de chocolate, 2 frangos 'voadores', um com cerveja e dois de churrasco.

E a estória do Toni?
Pois fomos dar entrada na Marina, sendo que o nosso Amigo ‘Pardal’ nos pediu para tratar da sua entrada.
Os Comodoros tinham já cópia da documentação de todas as embarcações.
Quando foi necessário identificar o Pardal, nenhum de nós sabia o nome próprio do homem. Tentamos João e Manuel, mas não havia nenhum registo de João Pardal, nem de Manuel Pardal.
Fomos então pelo nome do barco, o inconfundível Wooloomooloo.
Dizia o Comodoro:
--Ahh, esse barco com um nome manhoso?!, Deixem ver, é do sr Fernando António, o Toni.!!!!
E foi assim que soubemos, envergonhados, que o Pardal afinal era o Toni.

1 Comments:

Blogger Julio Quirino said...

A meia garrafinha de água das pedras foi para dar um piquinho ao 1,5 litros de poncha?

9:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home